Verbalize-se!

Verbalize-se!

domingo, 14 de novembro de 2010

O Princípio Antrópico



"No princípio criou Deus os céus e a terra. E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.E criou Deus o homem à sua imagem: à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou". Gênesis1: 1;26,27.

O princípio Antrópico é uma teoria de caráter físico e cosmológico que consiste explicar todos os parâmetros relacionados a existência da vida, em especial do nível máximo de complexidade que ela possa alcançar, através do princípio que o universo foi formulado para adaptar-se à geração da vida e comportar condições necessárias para sua subsistência. Portanto, tal teoria está fundamentada no fato de que quanto maior e desenvolvido o ser vivente, maior o índice de que o universo esteja em contínua mudança por meio dele.

O princípio antrópico divide-se em princípio antrópico forte e princípio antrópico fraco. O princípio antrópico forte afirma, em geral, que o Universo comportou-se de forma a adaptar-se ao Homem. O fraco diz que o Universo comportou-se de forma a surgir o homem, sem esse pleito pré-definido.


"A natureza é primorosamente ajustada para a possibilidade de vida no planeta Terra: se a força gravitacional fosse reduzida ou aumentada em 1%, o Universo não se formaria; por uma minúscula alteração na força eletromagnética, as moléculas orgânicas não se uniriam. Nas palavras do físico Freeman Dyson, parece que o 'Universo sabia que estávamos chegando'. O Universo não se assemelha a um lance de dados aleatório. Parece pura e simplesmente proposital." ( Philip Yancey - "Rumores de Outro Mundo")

"Vemos o universo da maneira como ele é porque, se fosse diferente, não estaríamos aqui para vê-lo". (Stephen Hawking - "Uma Breve História do Tempo, do Big Bang aos Buracos Negros")



Stephen Hawking trabalha com a hipótese de que a natureza continuamente gera universos diferentes uns dos outros. Desses universos poucos geram vida inteligente. O nosso Universo gerou vida inteligente, ao acaso, mas quando nos admiramos do nosso universo, devemos levar em conta que ele é admirável porque estamos aqui, vivos e inteligentes para admirá-lo, enquanto um sem número de universos que não vemos são hostis à vida, inteligente ou não.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Princ%C3%ADpio_antr%C3%B3pico

Um comentário:

  1. A vida é algo imensurável ...

    Ela é importante sim ... primeiro que a probabilidade de vir a existir tanto a minha pessoa, quando a de qualquer ser humano é incomensuravelmente pequena. O fato de existirem estrelas maiores que o sol em nada afeta o caráter especial da nossa existência, ou melhor, aumenta a qualidade, pois se o universo é constituído na sua maior parte de matéria sem vida, temos por conseguinte que a vida é algo raro.

    ResponderExcluir