Verbalize-se!

Verbalize-se!

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Dissecando o livro "Uma Vida com Propósitos" de Rick Warren - Parte 2


 Os Pontos Críticos do Livro:


Introdução:


 “Sempre que Deus quis preparar alguém para seus propósitos, ele utilizou 40 dias”(p.9)

  Rick Warren alega estrategicamente que um período de 40 dias é a maneira ideal biblicamente de induzir alguém a uma mudança espiritual significativa.

 1. A vida de Noé foi transformada por 40 dias de chuva.

 'Não foram os 40 dias de chuva que transformaram Noé, como Rick Warren sugere: Noé já estava preparado quando as chuvas vieram. Ele havia passado aproximadamente 100 anos construindo a arca e havia pregado a justiça'.*

 “Estas são as gerações de Noé. Noé era homem justo e perfeito em suas gerações; Noé andava com Deus.” (Gênesis 6:9).

 “E não perdoou ao mundo antigo, mas guardou a Noé, pregoeiro da justiça, com mais sete pessoas, ao trazer o dilúvio sobre o mundo dos ímpios.” (2 Pedro 2:5).

 'Os 40 dias de chuva foram o julgamento de Deus sobre a perdida e violenta raça humana e não um tempo de preparação ou transformação para Noé. “E viu, o Senhor, que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má, continuamente. Então arrependeu-se o Senhor de haver feito o homem sobe a terra e pesou-lhe em seu coração. E disse o Senhor: Destruirei o homem que criei de sobre a face da terra, desde o homem até o animal, até o réptil, e até a ave dos céus; porque me arrependo de os haver feito. Noé, porém, achou graça aos olhos do Senhor. (Gênesis 6:5-8)'.*

2. A vida de Moisés foi transformada por 40 dias no Monte Sinai.

Warren declara aqui que Moisés teve sua vida mudada pelos 40 dias no Monte Sinai, porém este período foi conferido para ser instituída a Tábula das Leis para os judeus, o que custou a ele, as instruções dirigidas por Deus em obediência. Todavia sua vida já havia sido mudada durante os 40 anos que viveu com o seu sogro e sua família, pastoreando suas ovelhas e ainda nos 40 anos que iriam por vir no deserto junto com o seu povo.

“E ele cuidava que seus irmãos entenderiam que Deus lhes havia de dar liberdade pela sua mão; mas eles não entenderam.” (Atos 7:25).


 'Moisés ficou pronto para fazer o que Deus queria, quando o encontrou na sarça ardente. Fica claro, pelo que Deus disse a Moisés, naquele momento: “Vem agora, pois, e eu te enviarei a Faraó, para que tires o meu povo (os filhos de Israel), do Egito.” (Êxodo 3:10)

 Então, Moisés disse a Deus: “Quem sou eu, que vá a Faraó e tire do Egito os filhos de Israel?” (Êxodo 3:11)'. *

 4. Davi foi transformado pelo desafio de Golias, proferido por 40 dias.

O desafio contra os 40 dias de escárnio de Golias de Gate ao reino de Judá na verdade foi mais um passo de fé e coragem de Davi do que precisamente um período de transformação. Davi tinha sido ungido por Samuel pois era valente e tinha sido livrado uma vez das garras de leões e ursos e segundo a Bíblia, era um "homem de guerra, sisudo em palavras e de boa aparência".

“Então Samuel tomou o chifre do azeite, e ungiu-o no meio de seus irmãos; e desde aquele dia em diante o Espírito do Senhor se apoderou de Davi; então Samuel se levantou, e voltou a Ramá.” (1 Samuel 16:13).

Davi na verdade tinha ficado indiginado por um filisteu não-circunsiso ter desafiado o exército do Deus vivo e tomou frente contra a ameaça de Golias.
5. Elias foi transformado quando Deus o sustentou durante 40 dias com uma única refeição.

Elias ao chegar em Horebe, isolou-se numa caverna e ouviu do Senhor: "Que fazes aqui, Elias?" e então respondeu:
“Tenho sido muito zeloso pelo Senhor Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derrubaram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada, e só eu fiquei, e buscam minha vida para ma tirarem.” (1 Reis 19:10).

Havia uma angústia e indiginação nas palavras de Elias, de forma em desejar que Deus castigasse os idólatras. Sem nenhum efeito esperado, achou que tudo estava perdido.
'O pobre Elias quis reformar as coisas através do choque, o que não é o modo gentil que Deus usa em Sua graça. Ao entender estas coisas, durante o seu encontro com Deus, ele pode retornar pelo caminho por onde viera, conforme as instruções de Deus e não quando Deus lhe deu uma única refeição que o sustentou por 40 dias'. *

6. A cidade de Nínive foi transformada, quando Jonas passou por ela, falando sobre o julgamento que Deus enviaria sobre a cidade, dentro de 40 dias, destruindo-a, completamente.

É uma afirmação verdadeira. Contudo o povo de Nínive foi transformada pelo fato de que estavam desagradando a Deus pelos seus maus costumes e que deveria ser destruída. O período de 40 dias não está incluso como um período destinado a uma mudança específica, entendendo que o povo se arrependeu assim que entenderam as razões de Deus.

“E Deus viu as obras deles, como se converteram de seu mau caminho, e Deus se arrependeu do mal que tinha anunciado que lhes faria, e não o fez.” (Jonas 3:10)

 Mais tarde, Nínive foi realmente destruída por Deus, por causa de sua maldade.

7. Jesus foi fortalecido por 40 dias no deserto.

 Cristo já havia sido capacitado por Deus por meio de sua missão durante o deserto, ainda que tenha passado por sérias provações durante esses 40 dias.

Jesus na verdade foi ungido e fortalecido durante o seu batismo pela confirmação do Espírito Santo que ele era o verdadeiro Filho de Deus que tiraria o pecado do mundo.

“Eu vi o Espírito descer do céu como pomba, e repousar sobre ele. E eu não o conhecia, mas o que me mandou a batizar com água, esse me disse: Sobre aquele que vires descer o Espírito, e sobre ele repousar, esse é o que batiza com o Espírito Santo. E eu vi, e tenho testificado que este é o Filho de Deus” (João 1:32-34).


Segundo Dia:
Rick Warren afirma na página 22: “Seus pais podem não tê-lo planejado, mas Deus certamente o fez.”
Deus conhece cada iniquidade conferida ao ser humano, de modo a estabelecer planos e propósitos específicos aos seus filhos, mesmo que não tenham sido planejados por seus pais terrenos. Todavia devemos dissociar a soberania de Deus perante ao homem com o fruto do pecado gerado por relacionamentos ilícitos. Não devemos pensar que podemos ter qualquer tipo de vida, pelo fato de Deus, sempre "consertar as coisas" do seu modo. A cada iniquidade, gera-se frutos pecaminosos que tem um efeito comum. Tal efeito pode ser conferido em qualquer um de nós e é por isso que existe sofrimento no mundo real, independentemente de qualquer pessoa.
'Na página 24 Rick Warren cita: “Vocês, a quem tenho sustentado desde que foram concebidos, e que tenho carregado desde o seu nascimento. Mesmo na sua velhice, quando tiverem cabelos brancos, sou eu aquele, aquele que os susterá. Eu os fiz e os levarei; eu os sustentarei e os salvarei.” (Isaías 46:3-4), mas antes disso comenta: “Há um perfeito amor na irmandade da Trindade, então Deus não precisou criá-lo. Ele não estava só. Mas quis fazê-lo para expressar o seu amor.” E só então o verso é citado... novamente completamente fora do contexto e de seu real significado. Este verso não é sobre Deus criando seres humanos individualmente para expressar seu amor, mas Rick Warren deliberadamente “derruba” a primeira parte do verso 3, onde está escrito: “Ouvi-me, ó casa de Jacó, e todo o restante da casa de Israel, vós a quem...” O assunto tratado aqui é sobre Israel e Jacó!' *
 Tal passagem tratava-se da queda dos ídolos da Babilônia e era uma repreensão à idolatria e a todos que faziam das posses terrenas como deuses particulares
3º Dia
No início da página 30 há uma citação de Provérbios 13:7 (na versão “The Message”) que desvirtua completamente o significado original do texto
Esta versão diz: “A vida vistosa e arrogante é vida vazia; a vida simples e comum é vida plena.”
A versão Corrigida e Revisada de João Ferreira de Almeida diz: “Há alguns que se fazem de ricos, e não têm coisa nenhuma, e outros que se fazem de pobres e têm muitas riquezas.”
A Nova Tradução na Linguagem de Hoje diz: “Algumas pessoas não têm nada, mas fazem de conta que são ricas; outras têm muito dinheiro, mas fingem que são pobres.”
Como podemos ver, a versão escolhida por Rick Warren deixa muito a desejar com este verso.
O mesmo problema já havia aparecido no 1º dia (página 18) onde novamente a versão “The Message” confunde completamente o significado da mensagem original contida em Mateus 16:25. Veja:


"The Message":"Auto-ajuda não é em absoluto uma. Sacrificar-se é a forma, a minha forma, de você achar a si mesmo, seu verdadeiro eu."

VCRJFA: “Porque aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á

NTLH: “Pois quem põe os seus próprios interesses em primeiro lugar nunca terá a vida verdadeira, mas quem esquece a si mesmo por minha causa terá a vida verdadeira.”

Warren se tornou uma das personalidades mais populares de seu país
 por formular um novo conceito eclesiástico perante à ordem mundial 

5° Dia
Rick Warren usa a ilustração do rei Ezequias (página 39):
“Deus o deixou, para prová-lo e para saber tudo o que havia em seu coração.” (II Crônicas 32:31).

  A palavra hebraica para “teste”, neste caso, é “nasa”,significa “testar, provar caráter ou fidelidade” e neste caso está corretamente empregada. Porém, ainda no mesmo subtítulo, logo abaixo, Rick afirma:
“A boa notícia é que Deus quer que você passe nos testes da vida, então ele jamais permitirá que você enfrente testes maiores que a graça que ele lhe concede para lidar com eles.”
Dai, ele cita:
“... mas Deus cumpre a sua promessa e não deixará que vocês sofram tentações que vocês não têm força para suportar.” (I Coríntios 10:13).
A palavra tentação, no original grego peirasmosnão se refere a um teste por parte de Deus, mas sim às tentações da parte de Satanás. Ligar o teste feito com o rei Ezequias a esta passagem sob a premissa de que Deus algumas vezes irá nos testar, conforme faz Rick Warren neste exemplo, está completamente errado.
'Há duas coisas completamente diferentes ocorrendo nesses versos: em um há teste e em outro há tentação. Deus pode ser responsabilizado caso venhamos a ser testados, como foi o caso de Ezequias, mas ele certamente não deve ser nunca envolvido caso sejamos tentados, conforme lemos em Tiago 1:13-14: “Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta. Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência.” ' *
7° Dia
Aqui, Warren reserva este dia para dar relevância aos não-crentes em aceitar a Cristo e a importância de conhecer a sua glória e dar graças a ela de forma a conhecer os pontos mais importantes para que conheçamos a razão do qual temos os nossos objetivos na vida. Sem dúvida ele preparou os dias anteriores para que se chegasse a tal conclusão, para que se fizesse a oração:
“Jesus, em ti eu creio e te recebo.”
Então ele complementa: “Se você fez essa oração com sinceridade, parabéns! Bem-vindo à família de Deus!” 
Existe algo louvável em reconhecer tais coisas em nossa vida. Porém existem aspectos bastante importantes que se deve ter para que Deus interprete as nossas orações:
1. Somos envolvidos pelo pecado
2. Devemos nos arrepender de uma vida de trangressões (pecado)
3. Jesus foi sacrificado na cruz por nosso pecados e ressucitou por nós.
4. Devemos viver justificados pelo sacrifício de Cristo, sempre andando em jus com a sua justiça.
8° Dia
'No subtítulo “Dar prazer a Deus é o que se chama adorar” ele nos dá algumas poucas palavras retiradas de João 4:23. Na página 58 ele afirma: “A razão pela qual Deus nos fez com esse desejo é que ele anseia por adoradores! Jesus disse: São estes os adoradores que o Pai procura.”[2] Mais uma vez o texto bíblico é subvertido de acordo com “a suprema vontade” de Rick Warren: o texto não apenas é tirado completamente de seu contexto, mas também é mutilado para poder servir aos propósitos do autor.
No final do livro, nas notas finais onde as referências bíblicas são listadas, não há indicação de que versão foi utilizada para esta citação... e eu preciso saber o motivo? Tenho 23 versões diferentes da Bíblia a minha disposição, incluindo a Versão Grega Interlinear e o Novo Testamento em grego dos manuscritos originais: eu verifiquei todas e cada uma delas e nenhuma tem “The father seeks worshipers” (“São estes os adoradores que o Pai procura” na versão brasileira) em parte alguma ou em qualquer outro lugar!'*
Deus na verdade, sonda aqueles que o adoram em espírito e em verdade, contudo este fato está diretamente incumbido a nós em adorá-lo de forma a mudar a nossa vida e não Ele que precisa de adoração para ter a afirmação dos seres humanos de sua soberania, pois Deus é soberano independente de qualquer circunstância, de adoração ou não.
Na página 59, Rick Warren afirma:
“Deus ama todos os tipos de música porque ele inventou todas – rápidas e lentas, altas e suaves, antigas e modernas. É provável que você não goste de todas, mas Deus gosta! Se ela é oferecida a Deus em espírito e em verdade, então é um ato de adoração.”
A bíblia fala que o da linhagem de Caim, filho de Lameque, Jubal foi o inventor dos instrumentos musicais.
Os estilos musicais são frutos de experiências carnais e possuem origem, em muitos deles na iniquidade humana, por isso nem todos podem ser manipulados como expressão de louvor a Deus. Ainda assim, muitos dos instrumentos podem expressar sentimento de adoração, contanto que se repasse uma circunstância lícita dentro dos cultos.
Outros Pontos:
'Na página 263, lemos: “Se você não determinar propositadamente o tipo de atmosfera que quer criar em um culto, está lançando mão da sorte.” Esse conselho parece uma forma de manipulação psíquica para mim... e onde o Espírito Santo conduz o culto?
“Tinha de tudo: música clássica, country, jazz, rock, reggae, e até rap. A multidão nunca sabia qual seria o próximo estilo. Resultado: frustramos a todos!” (página 272) / “A Saddleback é, sem dever desculpas a ninguém, uma igreja com música contemporânea. Muitas vezes a imprensa se refere a nós como “o rebanho que gosta de rock”. Usamos o estilo que a maioria das pessoas de nossa igreja ouve no rádio.” (página 276) /“Admito que perdi centenas de membros em potencial devido ao estilo de música que adotamos. Por outro lado, atraímos milhares por causa de nossa música.” (página 277, grifo do tradutor) ... idéias muito interessantes: e eu pensava que Jesus era a atração principal em uma igreja...'*
ORAÇÃO DE RESPIRAÇÃO – UMA VERSÃO CONTEMPORÂNEA DA ORAÇÃO DE JESUS
Em hebraico, a palavra para respiração e espírito é a mesma “ruach”. Uma oração de respiração, quando utilizada por um longo tempo, pode nos ajudar a experimentar o que Romanos 8: 26-27 define como “o Espírito intercede em nós.” É uma oração curta que pode ser dita ou pensada em única respiração.
AQUI ESTÁ UM MODO PARA DESENVOLVER SUA PRÓPRIA ORAÇÃO DE RESPIRAÇÃO:
Imagine Jesus parado em frente a você, perguntando: "O que você quer que eu faça para você?" Vá você bem fundo em você mesmo e permita que sua resposta venha a emergir daquele lugar de esperança profunda e oração. Se várias coisas emergirem, tente identificar o principal desejo sob todos os outros.
Agora identifique um nome que você normalmente usa para Deus em oração. Poderia ser Senhor, Jesus, Todo-poderoso, Espírito de Deus, Santificado Deus. Ache seu nome para o ser divino.
Combine seu desejo com o nome que deu para Deus em uma única frase curta que flua facilmente em sua mente. Você pode precisar experimentar com as frases até achar um ritmo confortável.
Sente com quietude e repita a frase suavemente em sua mente durante vários minutos. Permita que a oração assuma a forma de sua respiração de forma que as palavras te acompanhem a cada vez que respirar.
Dê um passeio, repetindo sua oração enquanto se move. Note como a oração amolda suas percepções. Permita que a oração acompanhe o ritmo de seu andar e de sua respiração.
Esta oração pode ser levada contigo através do dia. É uma boa companheira para atividades solitárias como executar tarefas, tempos frustrantes como estar em um engarrafamento e exercícios rítmicos como corrida, natação ou andar de bicicleta.
Alguns exemplos de orações de respiração:
Espírito Santo, me encha.
Me dê força, O Cristo.
Pai, me mostre seu amor.
Me ensine paciência, gracioso Deus.
Meu Deus e meu Tudo. (São Francisco)
Venha, Senhor Jesus!
“E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que por muito falarem serão ouvidos.” (Mateus 6:7)
A importância da oração não está necessariamente em entrar numa jornada de longas horas para que Deus nos ouça. Ainda assim, isso não significa que devemos nos apegar a resenhas parafraseadas como forma de dar praticidade às nossas oraçõers (ou rezas, neste caso)
Deus ouve a pequenas orações em qualquer lugar, desde que estejamos dispostos a falar com ele objetivamente e com sinceridade durante qualquer momento de nossa vida diária (no trabalho, dirigindo, na caminhada em exercícios, no templo, com os amigos, etc.).
Conclusões:
Tais aspectos ligados a esse livro são bastante interessantes, conhecendo o caráter engenhoso do Sr. Warren, a partir do momento que usamos tais tópicos relacionados à luz das escrituras e devidamente conduzidos por cristãos maduros e profundo conhecedores da Bíblia e de intimidade com Deus.
Nunca se deve substituir a veracidade bíblica pelo conteúdo conferido neste livro, pois tal obra se refere a passagens literárias construídas por Warren de modo a divulgar algo inerente a seu trabalho e nunca como verdade a ser seguida de forma integral.
Christiano Lins
*FONTE:http://www.semeandoasnacoes.com.br/2010/11/24/analise-do-livro-de-rick-warren-uma-vida-com-propositos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário