Verbalize-se!

Verbalize-se!

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

O Mundo Clama Por Santidade

Starman, o símbolo que significa o homem em
detrimento com os valores seculares da massa,
utilizado pela banda canadense Rush.


"...disseram-lhe de entre a multidão alguns dos fariseus: Mestre, repreende os teus discípulos. E, respondendo ele, disse-lhes: Digo-vos que, se estes se calarem, as próprias pedras clamarão". Lucas 19:39-40

A secularidade é característica do mundo na qual lutamos todos os dias por um espaço significativo na sociedade, graças aos projetos e sonhos por nós idealizados pela influência da prosperidade do mundo moderno.Todavia o propósito de concretizar realizações que nos edifiquem como cidadãos se restringe aos paradigmas morais do gosto popular em satisfazer a natureza comum por mudanças, na qual está intríseca na potencialidade dos jovens.

O legado do pecado nos deixou esse vazio em nossos ideais em cobiçar os padrões de sucesso assim conceituados pela cultura ocidental cosmopolita, todavia desconhecendo as consequências do individualismo social de nossos sonhos em faccionar os preceitos assim por nós escolhidos, ajuntando cada vez mais disparidades e conflitos sobre o nosso futuro como seres relacionais não só conosco, mas até mesmo com o meio ambiente que pertencemos.

Contudo, a necessidade por algo a mais que engrene nossas visões de mundo e complemente os nossos conceitos é comum, tanto que nosso fascínio pelo diferencial é posto em evidência quando conhecemos o lado avulso do senso natural do que é previsível. A excentricidade nos leva a cobiçar o que é alheio ao desconhecido e bastante rentável aos olhos do preciosismo humano em descartar aquilo que não gera mais expectativas e se torna perecível aos nosso planos de crescimento, a busca pelo domínio absoluto da verdade e tudo que nela está envolvida.

Por mais egocêntrica seja a natureza da humanidade, fragmentada e carente em encontrar conivência com sua própria existência por meio da "experiência pessoal" com algo comprovadamente seleto, ainda que não nos assegure a garantia de que haverá isenção de riscos sobre o que exploramos, nem mesmo a suma responsabilidade das prováveis consequências, a especulação sobre o conceito da em vários segmentos sociais é verificado ao longo de nossa história.

Tanto que grupos de interesses afins se unem para transceder valores segundo causas pertinentes á necessidade de alterar o curso dos preceitos criados pela conduta de outros.

"Os mártires penetram na arena de mãos dadas, mas são crucificados sozinhos". Aldous Huxley

A virtude de crer no meio religioso nem sempre significa crer em algo concreto ou palpável, mas configurar em algo que possa ser digno de credibilidade, mesmo que tal crença esteja fundamentada numa pessoa só ou em apenas um valor qualquer.

Figuras históricas souberam administrar e ao mesmo legislar sobre a vida interior, política e jurídica de comunidades especificamente fiéis, criando proscedência sobre seus seguidores, ainda que não acreditassem na soberania de um ser maior.

"Somos o que pensamos. Tudo o que somos surge com nossos pensamentos. Com nossos pensamentos, fazemos o nosso mundo". Sidarta Gautama, O Buda

"A verdadeira riqueza de um homem é o bem que ele faz neste mundo".Maomé

"Eu não procuro saber as respostas, procuro compreender as perguntas".Confúcio

"Um homem não pode fazer o certo numa área da vida, enquanto está ocupado em fazer o errado em outra. A vida é um todo indivisível".Mahatma Gandhi

"Os homens semeiam na terra o que colherão na vida espiritual: os frutos da sua coragem ou da sua fraqueza". Allan Kardec

Muitas definições éticas de conduta espiritual e humanintária são comuns em praticamente todas elas, todavia o que se destaca é a avidez na busca de princípios que simplifiquem a condição humana perante ao inconformismo da massa, pelo diferencial adotado num planeta aflito por um caminho de pacificação do ser de forma a levar vantagem no curso existencial e próspero em nossas escolhas.

Seja pela via devota ou científica, o contexto do virtuosismo ou da santidade está presente na macro-visão em nosso futuro, em contra partida à voracidade espontânea do efeito que o sistema social impõe em nosso prazer de viver, das atrocidades cometidas em nome do prazer e da prosperidade e principalmente pelo entendimento egocêntrico do amor.

 Diante dos princípios do Cristianismo, valores associados à paz interior, harmonia com o próximo e a viva comunhão com uma entidade soberana são de modo similares aos ofertados por diversas crenças, contudo a proposta para a alma idealizada pela cultura oriental não é evidenciada ao nível da espiritualidade messiânica, porém contida nos princípios da restauração do espírito por meio do consolador, o Espírito Santo. A interatividade do Criador com o homem, abrange mais do que estabilidade privada ou constância relacional. Consiste numa aliança de restituição com os propósitos originais de Deus com o produto ativo daquele que é sua imagem e semelhança, inabalável à ação das circunstâncias e das transfigurações da causa externa do ambiente inóspito do materialismo da iniquidade humana.

Christiano 

3 comentários:

  1. É inevitável.. por mais que as pessoas sejam atéias, o desejo de ser algo diferenciável dos demais está presente na nossa natureza humana.

    Essa é a maior ligação que temos com Deus.

    ResponderExcluir
  2. Vc tem um certo vínculo religioso, no que percebo. Acho que santidade é intencional em qualquer vertente que você participe, como vc falou, o que se faz em prol do prazer muitas vezes, nos remete a fugir de tudo isso.

    ResponderExcluir
  3. Texto longo , mas abrangente!
    Valeu Chris...!

    ResponderExcluir