Verbalize-se!

Verbalize-se!

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Analisando nossas Vidas: Deus, Um Delírio?


"Se você se sente aprisionado na religião em que foi criado, valeria a pena se perguntar como isso aconteceu. A resposta normalmente é alguma forma de doutrinação infantil. Se você é religioso, a imensa probabilidade é de que tenha a mesma religião de seus pais. Caso tenha nascido no Arkansas e ache que o cristianismo é a verdade e o islã é a mentira, sabendo muito bem que acharia o contrário se tivesse nascido no Afeganistão, então você é vítima da doutrinação infantil". *

"Não há nada de que se desculpar por ser ateu. Pelo contrário, é uma coisa da qual se deve ter orgulho, encarando o horizonte de cabeça erguida, já que o ateísmo quase sempre indica uma independência de pensamento saudável e, mesmo, uma mente saudável".*

* Trechos do livro : "Deus, Um Delírio?"

Venho a compartilhar algo que já comentei uma vez por email c/ alguns mas tem me incomodado desde que li um artigo publicado na Super Interessante do mês de Agosto de 2007, no qual descreve o livro "Deus, um Delírio?" do biólogo Richard Dawkins da Universidade de Oxford que alcançou uma elevada vendagem em vários países de língua inglesa e que tem encabeçado um movimento ateísta nunca visto depois das manifestações de Nietzsche através de contínuas palestras que tem conquistado bastante seguidores na Europa e nos EUA decorrente dos ataques de 11 de setembro e o cerco fechado entre Israel x Palestina nos dias atuais, num temível confronto de ideais religiosos num futuro próximo.


Neste seu livro, assim como em suas obras O Gene Egoísta e O Relojoeiro Cego, ele procura expor que a verdadeira origem da criação da vida e do universo está na "propagação do DNA, onde os genes mais eficientes em se multiplicar, condicionam a sobrevivência dos seres vivos", baseado na Teoria da Evolução de Darwin. Assim como também, propõe que toda idéia de crença em Deus e o conceito de Fé, é segundo ele, produto da "ignorância organizada", difundida durante o passar dos séculos pela história da humanidade e que não possui sentido algum, já que é algo que não pode ser comprovado cientificamente, além da idèia do conceito da Criação por Deus difundido nas escolas ser algo que deve ser eliminado na formação das crianças pois fazem com que cresçam alienadas pois ele se denomina um defensor do crescimento e da liberdade de escolha e luta para que a educação científica seja ensinada no mundo de hoje p/ substiuir a "psicologia das crenças" difundidas de pai para filho.

Como disse uma vez, é de se manifestar realmente indignação àqueles que tiveram assim como eu, a melhor forma de educação possível, o que me condicionou livre e consciente escolha da minha profissão, assim como o rumo da minha vida e das minhas crenças.De fato é uma pena que ainda existam no mundo pessoas que pensam dessa forma, influenciando pessoas com esse tipo de idéia como uma verdade absoluta como tmb os seus valores serem retidos em coisas tão banais e sobretudo a carecerem de relevância, comparado ao vasto conhecimento íntegro que a Bíblia nos oferece.


Entretanto, isso replica a uma reflexão acerca do que realmente temos crido segundo a eficiência do evangelho que exploramos na nossa convivência nas igrejas em que congregamos e nos exilamos, fruto do formato cada vez mais institucional/corporativo que nossas comunidades tem se tornado, decorrente da necessidade da sociedade de encontrar respostas em meio a crise moral e familiar frustrada dos valores do mundo moderno.Tudo isso é difundido por meio da TV que atualmente veicula a imagem do evangélico da forma que lhe convém, consequente do crescimento massivo de "fiéis" fomentados e atraídos por um mercado já consolidado: o Gospel. Inclusive, nosso país promove toda uma estrutura p/ que isso ocorra, já que somos tão marcados pela religiosidade e sincretismo de nossos antepassados, talvez essa é a razão pela qual nos polemizamos com livros desse tipo.


Vale ressalvar o questionamento do que realmente nos tem edificado a ponto de nos concientizarmos ao quê estamos renunciando e por meio de quê a nossa vida é motivada, para que o nosso conhecimento seja discernido mediante a fama que temos pro mundo afora, de forma que sejamos porta-voz do verdadeiro amor que desde então conhecemos, não pq um dia fomos induzidos a acreditar e sim pq experimentamos isso em todas as circunstâncias. Em tempos de levantamentos críticos sobre a consistência de nossas crenças, devemos direcionar nossos propósitos em sondarmos uns aos outros a nossa volta ao invés de dedicarmos a alforra dos eventos sociais que nos delimitam a dedicar-se aos que socialmente nos agradam.Baseado no que creio me senti espontâneo em escrever isso a todos vcs.


Finalmente quero deixar uns versículos:
João 8:31-32:"Se vós permanecedes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos e conhecereis a verdade e a verdade voz libertará."

Provèrbios18:1-2 : "Aquele que vive isolado busca seu próprio desejo; insurge-se contra a verdadeira sabedoria.O tolo não tem prazer no entendimento, mas sim em expor os seus própios pensamentos."

1 Corítios 2:14: "Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente."

Tiago 3:17 : Mas a sabedoria que vem do alto é, primeiramente, pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia".

Lucas 6:26-"Ai de vós quando todos os homens de vós disserem bem, porque assim faziam seus pais aos falsos profetas."

2Crônicas 9:6 :"Porém não cria naquelas palavras, até que vim, e meus olhos o viram, e eis que não me disseram a metade da grandeza da tua sabedoria; sobrepujaste a fama que ouvi".



Um Abraço a todos!

Um comentário:

  1. Cada um promove suas teorias naquilo que se convence do certo. Se existem aqueles que acham que Deu existe ou não é produto do que se espera pra vida.

    Valeu!

    ResponderExcluir