Verbalize-se!

Verbalize-se!

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Autonomia Cristã


"Mas em nada tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira, e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus.” Atos 20-24

Visto o quão preciosos somos em virtude da graça que nos direciona a efetuar a obra de Jesus no mundo, temos o privilégio de zelar através de nossa responsabilidade os feitos de Deus através de nossa postura em mobilizar nossos esforços em dar continuidade a Grande Comissão que Cristo nos deixou, testemunhando novidade de vida em nosso meio. Tudo isso é possível através do nosso compromisso em comunhão com evangelho, sendo imagens daquilo que Deus nos destinou a sermos segundo a nossa personalidade única da qual fomos moldados desde a nossa criação.

É através disso que possuímos algo único e inviolável: a nossa Autonomia Cristã.

Por ela somos todos os dias justificados de nossos atos por meio de Cristo que se manifesta em prol de direcionar todos àqueles que crêem em seus ensinamentos e que estão dispostos a pagarem o preço proporcional ao que o mundo não nos oferece gratuitamente.

Entretanto,diante de um mundo globalizado e padronizado pelo senso comum dos padrões morais da sociedade, somos assim julgados até mesmo muita vezes por nossa comunidade segundo o que é mais cômodo diante de nossa percepção física e muitos são desprezados por meio da indiferença pacífica, um clichê típico do evangélico moderno.

“Confundam-se os soberbos, pois me trataram duma maneira perversa, sem causa; mas eu meditarei nos teus preceitos. Voltem-se para mim os que te temem, e aqueles que têm conhecido os teus testemunhos. Seja reto o meu coração nos teus estatutos, para que não seja confundido.” Salmo 119:78-80.

A verdade é que em nossa congregação a Seara pode ser imensa mas pessoas para delimitarem o que deve ser feito em prol dela é que não faltam.

“Quem fala de si mesmo busca a sua própria glória; mas o que busca a glória daquele que o enviou, esse é verdadeiro, e não há nele injustiça.” João 7:18

Negativamente, a visão é que nossa atitude para com as idéias ou ações de outros nunca deve ser uma de intolerância. Uma atitude de intolerância é errônea por diversas razões, somos informados. Primeiro, ela manifesta ódio; assim, é moralmente errada. O próprio Deus condena a intolerância ao proibir-nos de julgar (Mateus 7:1) e ao nos ordenar que amemos uns aos outros. Tolerância é uma expressão de amor. Em segundo lugar, esta atitude revela arrogância da nossa parte ao pensar que somos melhores que a outra pessoa, que nossa visão é a única correta, e que nossa maneira de fazer as coisas é a única certa. Este pensamento arrogante nega a bondade inerente de cada pessoa, que foram criadas à imagem de Deus (de acordo com os proponentes da tolerância). Uma atitude de intolerância é errônea, em terceiro lugar, porque por ela julgamos uma pessoa sem tentar entendê-la ou o que a faz agir ou pensar da forma que o faz.

Não julgueis segundo a aparência, mas julgai segundo a reta justiça.” João 7:24

Declarado de uma maneira positiva, esta visão prevalecente é que devemos tolerar aqueles que diferem de nós em pensamento e prática. Tal tolerância incluiria amor, compaixão e entendimento pelos outros. Em adição a tolerar estas pessoas, deveríamos aprovar suas visões e práticas como legítimas. Talvez nossas visões e práticas ainda se diferenciam umas das outras, mas não porque a nossa é inerentemente correta e a deles inerentemente errônea, pois todas as pessoas, a despeito de suas visões e práticas, são pessoas que possuem um senso comum do certo e do errado.

A despeito de tudo isso, creio que nossas autenticidade como pessoas de Cristo, permite que nossa Autonomia Cristã seja elevada não pelo que simplesmente representamos mas sim pelo que somos capazes de realizar individualmente entre as pessoas de forma sutil e eficiente para o crescimento da igreja que é o corpo de Cristo e conseqüentemente a edificação dela própia.

"Bem sabeis que pelos príncipes dos gentios são estes dominados, e que os grandes exercem autoridade sobre eles.Não será assim entre vós; mas todo aquele que quiser entre vós fazer-se grande seja vosso serviçal;E, qualquer que entre vós quiser ser o primeiro, seja vosso servo;Bem como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos." Mateus 20:25-28

Que toda honra e glória seja dada unicamente a Cristo Jesus.

Christiano Lins

Nenhum comentário:

Postar um comentário