Verbalize-se!

Verbalize-se!

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Evitando a Superficialidade (III): Falsidade



"Salva-nos, SENHOR, porque faltam os homens bons; porque são poucos os fiéis entre os filhos dos homens.Cada um fala com falsidade ao seu próximo; falam com lábios lisonjeiros e coração dobrado.O SENHOR cortará todos os lábios lisonjeiros e a língua que fala soberbamente.Pois dizem: Com a nossa língua prevaleceremos; são nossos os lábios; quem é senhor sobre nós?" Salmos 12 :1-4


Sempre existiu a falsidade...Dalila usou de falsidade com Sansão.Saul usou de falsidade com Davi.Judas usou de falsidade com Jesus.


Toda pessoa que age com fingimento ou hipocrisia é uma pessoa falsa. Sim, existe a falsidade na presença de Deus. Existem crentes que fingem servir a Deus de coração e não o fazem, procuram demonstrar algo que não são. Diante da Liderança da Igreja, eles são eficazes, eloqüentes, disponíveis e até irrepreensíveis.... Na verdade lá nos bastidores não são nada disso. Querem subjugar os outros irmãos, há um jogo de interesses e somente buscam o poder na Obra de Deus e não pelo seu testemunho. Jesus chamou essa classe de hipócritas e raça de víboras. Em Filipenses 1.15 Paulo disse que eles pregavam a Cristo somente por inveja e contenda. Até hoje convivemos com este tipo de falsidade.


O grande fato é que a idelização da Igreja do qual todas as denominações buscam, não conseguem suportar tais parâmetros devido a escassez de individuos que realmente compreendem o que são diante da sua própria conversão, que sejam capazes de constituirem os pilares essenciais de uma igreja eficiente em agregar valores concretos para cada um de seus membros, sem que haja ascepções, discriminação, manipulação diante dos interesses servis em adotar políticas institucionais ou dogmas (seja lá o que for chamado) que favoreçam o núcleo digamos, mais valente financeiramente.


Enquanto isso, a demanda de pessoas que buscam o sobrenatural para uma considerável mudança de vida decola a cada dia no senso dos novos convertidos, uns abertos para um estilo de vida no mínimo exótica a ponto de se firmarem na igreja e se revelarem verdadeiros joios gospeis.. outros, sedentos por aprendizado para realmente compreenderem o verdadeiro sentido de servidão e cristandade.


Afinal de contas quem tem estrutura para abrigar tais pessoas?


Mateus 9:36-37 "E, vendo as multidões, teve grande compaixão delas, porque andavam cansadas e desgarradas, como ovelhas que não têm pastor.Então, disse aos seus discípulos: A seara é realmente grande, mas poucos os ceifeiros."

Mateus 13; 24-26 "O reino dos céus é semelhante ao homem que semeia a boa semente no seu campo;Mas, dormindo os homens, veio o seu inimigo, e semeou joio no meio do trigo, e retirou-se.E, quando a erva cresceu e frutificou, apareceu também o joio."

O que caracteriza a seara vai muito além de templos institucionalizados como abrigo para os crentes emergentes. É a própria realidade que deparamos no cotidiano e a substituição daquilo que forja o próprio ego em prol de uma comunhão com os outros, sejam quaisquer os métodos adotados.

Mateus 24-23:24 "Então, se alguém vos disser: Eis que o Cristo está aqui, ou ali, não lhe deis crédito;
Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos."

Críticas à parte, ninguém consegue viver de hipocrisia, um dia fachadas desmoronam e o que prevalece são as prioridades mantidas por trás das molduras...Muitos gastam seu tempo para realizar coisas que não herdam frutos permanentes..Esquentar não só bancos mais o ambiente dos templos com calor humano e ser entretido por louvores “da hora” não capacitam gente para uma vida abundante.


Contudo se for pra expressar o que sinto através desta fonte, assim prefiro pois não dependo de autoridades humanas pra firmar os meus pés na veracidade da vida e da vontade de Deus. Muito prático é se manter em silêncio diante da miséria humana de nossos dias dentro e fora da igreja e permitir que a retórica cristã continue sendo vulgarizada pelas tendências sociais dos dias de hoje. Falsidade que engana a muitos, mas não engana ao Senhor.

"Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores.Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos?Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus.Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons.Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo.Portanto, pelos seus frutos os conhecereis.


"Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas?E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade."
Mateus 7:15-13

Christiano Lins

Um comentário:

  1. Na sociedade do espetáculo a dificuldade está justamente em contentarmo-nos com a simplicidade da discrição...aparecer e parecer com o que o outro diz ser bom é quase condição para sermos aceitos. Diante disto, não raro assumimos uma conduta de falsidade para com o próximo que apenas revela o quanto somos falsos conosco mesmos e como o tentamos ser com Deus.


    Daí carroças vazias

    ResponderExcluir