Verbalize-se!

Verbalize-se!

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Seria a Igreja Cristã um erro?



"Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela"; Mateus 16:18

Quem conhece a Bíblia sabe que muitos iriam manipular o nome de Jesus para distorcer e estorquir o foco principal dos seus ensinamentos. Tanto que existem muitas pessoas que se associam a igreja cristã de forma a quererem solucionar seus problemas e não estão dispostos a pagar o preço de estabelecer valores dos quais o verdadeiro cristão possui como amar as pessoas e saber agir com saberdoria convivendo com quaisquer que sejam elas (gays, ateus, depressivos, ecumênicos, etc.)

Acredito sim que hoje em dia a Igreja em si como instituição é algo falido, baseado no estilo de vida que as pessoas em si criaram a partir dela, parecendo-se mais a um clube social levemente restrito aos que procuram nela algo em comum (amigos, mulheres, projeção social, etc..) mas também acho que isso não anula o legado de Cristo aqui neste mundo...

...mesmo porque Deus não habita em templos e sim na vida das pessoas de forma a mudarem de perspectiva e atitude, coisa que se associar com instituições em si não o faz cristão nem aqui, nem em lugar nenhum. Mas que não seja esquecido o que realmente constitui a igreja.

Pra quem apoia o Cristianismo entende que a igreja é uma promessa de Cristo para a humanidade como legado de Deus para com os homens para um novidade de vida e algo que se deve ser conservado. Existem equívocos e corrupção nas instituições religiosas? Sim, claro!

Mas não é a igreja cristã em si que consiste no erro propriamente dito e sim, os mecanismos de se sustentar a graça de Deus pelos recursos puramente humanos de "igreja física" que deturpa o verdadeiro propósito dela, acarretando em muitas coisas, entre elas a soberba, corrupção, falsidade, hipocrisia e outras mais..

A igreja é uma necessidade de manter as pessoas próximas do objetivo de sermos um só corpo e direncial no mundo.

Uma realidade daqueles que não conhecem Jesus é achar que pelo fato de não haver registros em outros livros senão a Bíblia, Cristo não pode ser considerado um personagem histórico e verídico por não fazer parte de relatos de Imperadores como Clígula por exemplo.Todavia, Jesus não haveria de ser citado em livros de imperadores Romanos mesmo porque ele era uma pessoa do povo e não pertencia a camada nobre da sociedade. Seus ensinamentos foram divulgados pelos seus seguidores ao ponto de fazer com que esse império romano adaptasse seus costumes ao cristianismo e essa fusão surgiu o que se chama popularmente de catolicismo, este do qual não pertence a igreja de Cristo original no qual este por sua vez, também não foi responsável pelas chamas da inquisição ou pelos plágios e repressão aos cientistas durante a história e sim, a "igreja" criada pelos romanos.

Muitos se agarram na filosofia de Charles Darwin em explicar a evolução das coisas, porém o que este criou foi uma teoria no qual anos mais tarde ele mesmo mostrou-se arrependeu de ter criado:" EU ERA MOÇO E COM IDÉIAS NÃO BEM FORMADAS. FIZERAM SUGESTÕES ADMIRADOS COM AS COISAS E FICAVA SURPRESO AO VER TUDO COMEÇAR ARDER COMO FOGO. O POVO FEZ DESTAS IDÉIAS UMA RELIGIÃO".

A partir daí as pessoas apenas substituiram os dogmas da religião pelos dogmas da ciência da evolução criando uma nova religião. Cristianismo não é religião e sim estilo de vida. Mas tenho esperança que um dia o cristianismo vai ser lembrado pela sociedade pela seu verdadeiro significado e não como uma "coisa ruim".

Creio que tudo na vida há um propósito maior e por uma destas razões acredito no que creio. Mas no entanto, devo dizer que o plano de salvação está diretamente atrelado a Cristo, pois esse foi justamente o propósito de sua existência neste mundo,a de legalizar a possibilidade das pessoas terem acesso a salvação por meio de alguém que nunca pecou através de seu sacrifício na cruz, pois assim anularia qualquer julgamento por meio do diabo sobre qualquer indivíduo baseado nos seus erros. Quando se anula a veracidade da questão do plano de salvação, está se ilegitimando e anulando a Cristo automaticamente.

O EGO é algo da natureza do ser humano, resultado do erro do pecado e não é algo divino, pois se existe um criador, ele tem soberania perante aquilo do qual foi por ele criado. Na vida existem princípios e é por meio deles que as coisas são guiadas...

Se Deus é onisciente e mesmo assim existem aqueles que não são salvos é porque apenas decidiram ignorar tais princípios em prol do seu própio EGO. No entanto se existe sofrimento e destruição no mundo, provavelmente é resultado de decisões contrárias ao que um Criador oferece, não por condenação ou vingança por parte dele, mas por ser incompatível e oposto ao que é certo. Se decido pôr o dedo na tomada pelo mero motivo de querer manipular a eletricidade pela minha própia vontade, a consequência é eu ser eletrocutado como consequência de algo incoerente à natureza dela mesma, e não uma vingança proposta por ela. Pra tudo existe um propósito em comum.

Mas se existe o pecado, porque Deus não evit tal coisa na vidas das pessoas?Pelo que eu entendo é que por esse ponto de vista não existe fundamento um deus não reparar um erro cometido pela sua própia criatura.

Porém, se temos inteligência em criar nossas próprias idéias e se opor a outras sejam verdadeiras ou não, se fôssemos desprovidos de cérebro para dissernir o certo do errado ou ser instruídos pra isso por meio de nossas decisões, como iríamos reconhecer Deus?

Muitos ateus alegam que não tem intuito algum de reunir pessoas rebeldes sem causa e de agredir a Cristo, admirável em muitos aspectos pois afinal de contas ele não tem culpa dos adeptos que em sua maioria serem manipulados, vivendo um cristianismo deturpado, cheio de jogos de interesses e moralismo.Mas pra nossa conscientização, se a palavra de Deus na bíblia é tudo mentira e não tem fundamento algum pra que serviu Cristo então?

Todavia, acredito que para se levantar críticas de valores de quaisquer assunto, deve-se analisar e entender o seu conceito na íntegra pra que realmente se tenha argumento necessário para se opôr a ele. Podar os valores de alguém e escolher aqueles dos quais você julga ser o certo, segundo concepções pessoais não acho que seja o suficiente pra se estabelecer afirmações em relação a certas coisas sem que se tenha entendimento do que realmente acontece.

Sobre verdadeira e falsa liberdade:

Ter a liberdade de fazer tudo o que quizer ignorando o curso natural das coisas é um senso de liberdade do qual a própia pessoa idealiza sem mesmo seguir o seu própio conceito.Liberdade significa estar disposto a escolher suas decisões sem uma limitação concreta e NÃO CRIAR SUA PRÓPRIA REALIDADE. É livre quem reconhece a lei e a segue como substância do seu próprio ser. Contudo aquele que é livre pra escolher tem acompanhado o senso de responsabilidade pelas suas escolhas.Deus criou o livre Arbítrio do homem escolher o que quer, sem restrições mas não de mudar a realidade por sua própia vontade, senão Deus não existiria...

Quando se fala que em ler a Bíblia inteira, provavelmente deve-se ter visto passagens como em Gálatas 6 :“Não se enganem; Deus não se deixa escarnecer. Aquilo que o homem plantar, isso também colherá. O que planta na sua carne, da carne colherá a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito colherá a vida eterna”

Você colhe o que planta. Está é o conceito de justiça em sua forma mais pura. Porque pela visão divina seria diferente? Afinal de contas o homem é livre pra escolher.. Se vc me permite gostaria de entender, o que Jesus Cristo representa pra você?Afinal, porque Ele exisitu?

Nenhum comentário:

Postar um comentário