Verbalize-se!

Verbalize-se!

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

BBB: Big Baboseira Brasileira (#11)


  Como não podeira ser diferente, o Big Brother Brasil se inicia como a principal atração do começo de ano e como sempre é um dos maiores trunfos da TV Globo para bater emissoras concorrentes ao lado das tradicionais telenovelas que carregam consigo os mesmos valores e melodramas que atraem a ignorância pujante do povo brasileiro aos dilemas alheios, porém a dramarturgia real manipulada pelo programa desperta o espírito fuchiqueiro do maior número de pessoas no país, desde a empregada entretida até o maior pseudointelectual de barzinho de esquina relutante às facetas do capitalismo moderno.

   Antes de mais nada, gostaria de dizer que eu mesmo, apesar de raramente estar presente nos barzinhos, fiz uma promessa pra mim mesmo que não iria desperdiçar meus minutos (eu disse minutos... 1 min é suficiente) em acompanhar esses confinados ao escravismo do sucesso a qualquer custo, fugindo do apreço da vida comum.

 Não me sai da cabeça o sinal dos últimos tempos paradigmatizado ao formato desse tipo de entretenimento televisivo em nossos lares, um verdadeiro circo de aberrações comportamentais, estéticos e morais de nosso tempo enquadrado à fantasia inocente do programa de tema livre instigado às crianças tendenciadas a seguir o exemplo dos futuros "artistas globais".

A ORIGEM:

   A palavra Big Brother é originário do romance do escritor e jornalista britânico George Orwell, 1984 que previa um futuro no qual decrevia uma sociedade sob a constante vigilância das autoridades, ainda que através das atrações da TV, dando alusão ao tema "O Grande Irmão está zelando por ti" originário do ditador russo Joseph Stalin ( "O Camarada") e do marechal inglês Horatio Herbert Kitchener durante a 1ª Guera Mundial.

   Da mesma forma, tal conceito é aplicado ao conteúdo do programa, no qual faz uso de um logotipo inspirado num olho em forma de câmera, bastante semelhante ao Olho de Hórus da mitologia religiosa egípcia, frequentemente utilizada na maçonaria pela seita Iluminatti.



  



    É um momento em que se alega uma falsa democracia social, projetando homosexuais de todas as espécies, inclusive os "casados" como forma de procriar a diversidade ilusória da iniquidade do ser humano sob a seu próprio estado natural, uma uma farsa peliculosa da amizade forjada sob controle de interesses em estar por cima das situações, sem supostamente comprometer o possível afeto aos mais íntimos, um estado de afloramento dos maiores pretextos de traição, seja por meio de vínculos dentro e fora da casa de amizade ou matrimonial que destrói o consenso da moralidade.

   Enfim, um espaço como o Big Brother reforça a avidez de seus concorrentes à fama e fortuna por qualquer preço através dos pecados capitais, principalmente a Cobiça, Inveja, Luxúria, Prequiça e a Ira que desmaterializam conceitos básicos de vida em sociedade. Um programa que se inicia dando uma espécie de "imunidade" aos menos apreciados por meio de uma votação induzida pelo condutor do programa, como forma de consolação e configuração à futuras desavenças e batalhas individuais por uma recompensa que agrega mais que o prêmio de 1 milhão de reais, mas ao prazer paliativo dos elogios em massa ao triunfo de uma competição "saudável" ao suprassumo da mediocridade ao encontro da pior podridão da natureza humana. 

  Não me compete esmiuçar idéias diante de tais fatos agregados a esse tipo de entretenimento. Todos sabem o agravante que existe a esse tipo de diversão conceitual sobre nossa família e a sociedade, de antemão fica mais um relato daquilo que os textos bíblicos revelam ao comportamento e as concepções do mundo moderno:

"Por isso Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza.E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro.E, como eles não se importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convêm;" Romanos 1:26-28

"Não entres pela vereda dos ímpios, nem andes no caminho dos maus.Evita-o; não passes por ele; desvia-te dele e passa de largo.Pois não dormem, se não fizerem mal, e foge deles o sono se não fizerem alguém tropeçar.Porque comem o pão da impiedade, e bebem o vinho da violência.Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito". Provèrbios 4:14-18

2 comentários:

  1. O Big Brother só serve pra estimular isso mesmo, sexo, discórdias e fama, nem que sejam por 3 meses.

    Infelizmente é isso que a maioria dos brasileiros querem.

    ResponderExcluir
  2. Parece que o sucesso da pessoalidade das novelas renderam o sucesso deste tipo de programa, ainda que eu ache fútil e apelativo tal diversão televisiva...
    Ainda dá pra se esperar muito do que pode acontecer ainda esse ano por meio desse tipo de programação...

    ResponderExcluir