Verbalize-se!

Verbalize-se!

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

O Passo de Luther King

                                             
"Suba o primeiro degrau com fé. Não é necessario que você veja toda a escada. Apenas dê o primeiro passo"
Martin Luther King Jr : 15/01/1929 - 04/04/1968

         Há 82 anos, nascia Martin Luther King, um dos maiores ativistas sociais da história, responsável pelo maior histórico de mobilização aos direitos civis do século 20 ao lado de MalcomX.
        

Luther King, formado em sociologia, era pastor batista e participou da fundação da Conferência de Liderança Cristã do Sul  (SCLCL em inglês), organização militante responsável por liderar marchas a fim de conseguir o direito ao voto, o fim da segregação e das discriminações no trabalho entre outros direitos civis básicos contra a discriminação racial aos negros norte-americanos. A maior parte destes direitos foi mais tarde agregada à lei estado-unidense com a aprovação da Lei de Direitos Civis (1964) e da Lei de Direitos Eleitorais  (1965). Era comumente odiado por muitos segregacionistas do sul que culminou em seu assassinato no dia 4 de abril de 1968, momentos antes de uma marcha num hotel da cidade de Memphis


      


Diante de suas ideologias baseadas nos fundamentos cristãos, estava a desobediência civil não-violenta preconizadas pelo líder indiano Mahtma Gandhi. Em março de 1963 empregou o seu memorável discurso "Eu Tenho Um Sonho" frente ao Memorial Lincoln em Washington, durante a chamada "Marcha pelo Emprego e Pela Liberdade". Em 1964 se tornou a pessoa mais jovem a receber o Nobel da Paz, que lhe foi outorgado em reconhecimento a sua nação e à sua liderança na resistência não-violenta e pelo fim do preconceito racial nos Estados Unidos.
Entre as suas lutas contra a discriminação e segregação estava o questionamento das intenções norte-americanas na Guerra do Vietnã. Em fevereiro e novamente em abril de 1967, King fez sérias críticas ao papel que os EUA desempenhavam na guerra. Em 1968, King e o SCLC organizaram uma campanha por justiça sócio-econômica, contra a pobreza que tinha por objetivo principal garantir ajuda para as comunidades mais pobres do país.

         FONTE:http://pt.wikipedia.or

         Poucos líderes conseguiram direcionar sua integridade ao respaldo de seus valores com tanto apuro e tamanho significado no qual sua vida lhe renderia em prol da democracia no seu país, obtendo o devido reconhecimento póstumo favorável e símbolo de conduta ao sujeitar-se por um justo processo do regimento de leis específicas aos menos favorecidos, mesmo perseguido e depreciado por uma sociedade movido ao puritanismo que lhe resultou a prisão diversas vezes por se opor ao regime repressivo das autoridades.


         

      Sua personalidade sólida e caráter cristalino possibilitou lutar pela sustentabilidade de sumos valores inerentes aos cidadãos sem necessariamente temer o julgo imposto pelo sistema repressivo do qual sua classe social estava sujeito. Tornou-se o principal mentor em corroborar a regra fundamental de respeito às leis sem corromper a moralidade em busca de uma democracia igualmente justa.

      Assim por sua determinação, prestou o maior exemplo de como uma série de quesitos a uma fé inquebrantável ao consentimento e preceitos de Deus podem efetuar perante às adversidades permanentes em nossos dias como referência de dignidade e fidelidade no serviço ao próximo, superando estigmas, rompendo com os limites da repressão escravocrata à sua etnia diante de uma sociedade religiosa.
            
Martin L. King na cadeia em St. Augustine, Florida.- Junho de 1962
          Luther King é um modelo de como um passo em direção contra a inèrcia iníqua do ser humano pode ser superada por um grau de excelência em gerar virtudes cada vez mais eficazes em busca de sonhos em afinidade com o verdadeiro amor brotado ao âmago divino.

       

    
          Que sua memória permaneça presente aos que se comprazem em servir o maior de todos os propósitos em prol da justiça e paixão pela obra soberana.

Christiano Lins

Um comentário: