Verbalize-se!

Verbalize-se!

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Geometria Fractal: Arte Científica no Universo


A teoria dos fractais é um conceito aplicado em universidades para esclarecer a existência absoluta do universo e sua contínua expansão, como estamos ligados a ele segundo atribuições físicas da matéria e sua complexidade dimensional.

Contudo seus aspectos fortalecem elementos que evidenciam os preceitos mencionados sobre a natureza de Deus e seus ensinamentos.

"Eu sou o Alfa e o Omega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso". Apocalipse 1:8

Os fractais são nada mais que elementos integrantes da matéria pertencente ao universo, na qual obedece o princípio do qual um todo é constituído por sucessivas frações do mesmo e suas partículas que se tratam do todo propriamente dito, independente do seu tamanho, assim como as galáxias.
Em palavras simplificadas, significa que cada coisa constitui um todo e todos estão constituídos numa coisa só.

O melhor exemplo seria uma construção civil no qual um prédio é feito de tijolos e concreto feito de rocha ou pedra que geram um edifício, tratando-se da mesma coisa: um bloco interiço de pedra.

Tal conceito define a razão na qual todas as coisas estão interligadas por meio de uma unidade onipresente, seja ela física, energética ou espiritual.

Eles servem como ferramenta para descrever as formas irregulares da superfície da terra, modelar fenômenos, aparentemente imprevisíveis (teoria do caos), de natureza meteorológica, astronômica, econômica, biológica, etc. Permitem desenhar ou modelar qualquer coisa (ou fenômeno) da natureza numa tela de computador por meio da computação gráfica, tudo isto graças a álgebra dos números complexos.

Os fractais não podem ser ligados a três pontos no espaço por se tratarem da complexidade de tudo que existe, seja uma parte dele ou aquilo que gera a sua totalidade, enquanto que o espaço qualquer definido pela geometria elementar atribui a um elemento qualquer pertencente ao espaço.

Tal tema pode ser aplicado ao Espírito Santo e a concepção de Igreja, no qual o Corpo de Cristo por si só é formado por si mesmo, sendo assim uma pessoa só ou um conjunto de pessoas, enquanto que o Espírito Santo se caracteriza na manifestação do corpo que é a igreja, seja ele unitário ou coletivo.

Christiano

2 comentários:

  1. Muito massa esse insight cara... Viajei no vídeo, hehehehe.

    Cara, de uma forma micro , lembro de Paulo (o que me dá nos nervos) quando usa esse mesmo exemplo só que na dimensão do corpo humano... Jesus mesmo sinaliza isso utilizando-se de uma construção alicerçada na rocha ou na areia...

    Enfim cara, legal vir aqui pq vc sempre me leva a idéias que eu, por mim mesmo, jamais ousaria chegar...

    Abraço meu mestre e feliz 2011!

    ResponderExcluir
  2. Chris, muito interessante a postagem! Revela de forma mais abrangente a soberania de Deus em nossa vida e as nossa coisas do qual nos fazem parte. Me interessei bastante, estarei pesquisando mais sobre o assunto.
    Bj

    ResponderExcluir